Pistas circulares? Será que esse projeto decola?

0
468

Pesquisadores holandeses anunciaram nessa semana um novo conceito de pista chamado Endless Runway (Pistas sem Fim), um aeroporto com uma pista circular, isso mesmo, uma pista circular, no qual agilizaria as operações e auxiliaria nas operações com ventos de alta velocidade, mas a pergunta que não quer calar, isso de fato vai dar certo?

Atualmente um grande problema que todos os grandes aeroportos sofrem é a falta de slots e o aumento desproporcional de aeronaves operando e passageiros/carga para atender, ainda temos questões como ventos fortes que podem interferir nas operações de um aeroporto, então, compensa fazer um aeroporto com uma pista circular e dentro desse círculo fazer toda a infraestrutura aeroportuária? De acordo com Laboratório Nacional Aeroespacial da Holanda (NLR), um aeroporto nesses padrões seria possível sim agilizar as operações.

 

Em teoria teríamos sempre ventos perfeitos para pousos e decolagens, tendo em vista que a “cabeceira” estaria em constante movimento se adaptando a condição meteorológica e favorecendo a tripulação durante a operação. Mas até que ponto isso se torna viável? O interessante e ao mesmo tempo assustador é a ideia de fazer uma pista com inclinação para evitar da aeronave “sair pela tangente”, mas caso aconteça algum imprevisto, um windshear, uma rajada de vento, será que não seria o suficiente para desestabilizar a aeronave e fazer com que ela toque a ponta da asa, ou até mesmo a carenagem do motor na pista?

 

 

Qual seria o diâmetro de uma pista assim? de acordo com a NLR, 3km são o suficiente para as operações e a segurança de voo, também foi concluído que o nível de emissão de gases e de ruído são menores em Endless Runways, pois torna o aeroporto mais compactoe com uma melhor área de aproveitamento.

Temos que lembrar que por mais que inovemos em projetos, sobre o clima não temos controle, claro que projetos sempre são bem vindos, mas os estudos precisam ser rigorosos para mantermos sempre a segurança de voo em primeiro lugar.

Vale ressaltar que isso é apenas um projeto, por mais que tenha sido testado e obtido sucesso em simuladores Level-D não existe a certeza de termos pistas assim e muito menos a previsão de construção de um aeroporto nesse padrão.

 

Link do vídeo da BBC: Clique Aqui

Advertisements
Advertisements

Comments

comments