SOFIA – O projeto que equipou um telescópio em um B747

0
348

SOFIA, Stratospheric Observatory For Infrared Astronomy ou Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha, traduzindo ao pé da letra, foi um projeto feito pela DLR (Centro Aeroespacial Alemão em conjunto com a NASA. 

A ideia era criar um telescópio infravermelho capaz de obter imagens melhores, como o vapor d’água em suspensão na atmosfera bloqueia grande parte da radiação infravermelha vinda do espaço, operar um telescópio desses fica restrito da terra pelo simples fato de prejudicar a captura das imagens.

Mas qual é a importância do telescópio infravermelho para a humanidade? A astronomia infravermelha nos ajuda a observar o que não é possível por meio da luz visível. Isso permite visualizar a formação de estrelas através de nuvens de poeira, descobrir a composição química da atmosfera de outros planetas e de anéis que eles possam apresentar.

 

Qual foi a solução? “Simples” vamos equipar um Boeing B747-SP-21 (ex United Airlines) com um telescópio. Foi feito um enorme estudo para colocar um porta que se abre em pleno voo para que o telescópio de 2,5m de diâmetro possa operar sem causar riscos a segurança de voo. A aeronave também foi modernizada com painéis digitais em seu cockpit.

Também foi instalado um sistema giroscópico e amortecedores para que o telescópio consiga manter foco constante em algum objeto no espaço, independente da aeronave fazer curvas ou então estar em turbulência, na prática temos um telescópio capaz de operar sob qualquer condição de voo e manobra da aeronave.

(Cockpit do B747SP)

(A aeronave recebeu severas adaptações estruturais para comportar o telescópio)

(Visão interna da aeronave, toda a estrutura foi feita sob medida para o B747SP)

(Esquema de como o telescópio e equipamentos estão instalados dentro da aeronave)

(Montagem explicando como o telescópio funciona)

 

Após 20 anos do primeiro voo foi estabeliecido em 2006 que os custos do projeto SOFIA já haviam ultrapassado a casa dos U$$300 milhões, com isso o projeto foi interrompido para revisão de custos e estudos de viabilidade. Desde 2015 o projeto SOFIA está parado devido a NASA alegar que apenas eles estão pagando pelo custo operacional, alegando que a agencia aerospacial alemã não tem contribuído com sua parte financeira para manter o projeto. Atualmente o projeto SOFIA encontra se como suspenso por tempo indeterminado

(Registro do telescópio SOFIA)

Advertisements
Advertisements

Comments

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.