Novo caça da FAB realizou primeiro voo na Suécia

1
228

A SAAB informou que realizou hoje, 15/06/2017 o primeiro voo do Gripen E, aeronave que será entregue a Força Aérea Brasileira a partir de 2019. O Gripen E decolou de Linköping, Suécia e fez um voo de 40 minutos sobre a região leste de Östergötland. Durante o voo de teste a aeronave realizou inúmeras manobras de teste e também a extensão e regraçã ode seu trem de pouso.

A SAAB através de seu perfil no Twitter publicou algumas informações a respeito do voo que marca uma nova fase para a frota da Força Aérea brasileira. O piloto de teste Marcus Wandt disse que o voo foi exatamente como o esperado, complementou dizendo que a aeronave possui um excelente desempenho e manobrabilidade, e que estava muito feliz em poder ter participado deste voo inaugural.

O presidente da SAAB Jonas Hjelm disse também que o desenvolvimento da aeronave está no rumo certo e que a partir de 2019 as primeiras unidades serão entregues ao Brasil e a Suécia.

O Brasil assinou a compra de 36 aeronaves da SAAB em 2014, totalizando um investimento total de U$$5,4 bilhões, serão entregues 36 aeronaves e também será feita a transferência de tecnologia para a indústria brasileira, a Embraer já iniciou o processo em seu centro de projetos e desenvolvimentos do Gripen, em Gavião Peixoto, SP.

Outra responsabilidade da Embraer será o desenvolvimento do Gripen F, versão da aeronave para dois pilotos. A FAB encomendou 8 unidades desse modelo para formação e isntrução de novos pilotos.

 

Confira abaixo as imagens que a SAAB publicou do primeiro voo

 

 

 

 

Fonte: SAAB

Advertisements
Advertisements

Comments

comments

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.