F/A-18E Super Hornet da US Navy abateu um caça Sukhoi Su-22 Sírio

0
143

Um caça F/A-18E Super Hornet da Marinha dos EUA (US Navy) abateu um caça Sukhoi Su-22 Sírio no domingo, depois que o caça-bombardeiro da era soviética lançou um ataque aéreo próximo a combatentes das Forças Democráticas Sírias apoiadas pelos EUA, confirmaram autoridades do Comando Central dos Estados Unidos.

Acredita-se que o abate seja a primeira vitória ar-ar dos militares dos EUA envolvendo aeronaves tripuladas em anos. A última vitória aérea conhecida ocorreu quando um F-16 Fighting Falcon da Força Aérea dos Estados Unidos abateu um MiG-29 sérvio em 1999, durante a campanha do Kosovo.

“Um Su-22 do regime sírio lançou bombas perto de combatentes das SDF ao sul de Tabqah e, de acordo com as regras de engajamento e na autodefesa coletiva das forças parceiras da coalizão, foi imediatamente abatido por um F/A-18E Super Hornet dos EUA”, disse o comando em um comunicado.

O ataque ocorre depois que as forças pró-sírias atacaram combatentes das SDF em Ja’Din, ferindo vários deles, disseram autoridades. A cidade fica ao sul de Tabqah em uma área conhecida onde os EUA trabalham com a Rússia para evitar conflitos no espaço aéreo.

 

 

Créditos a imagem: (Staff Sgt. Shawn Nickel/U.S. Air Force)

Fonte: Washington Post

Advertisements
Advertisements

Comments

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.