C-97 da FAB sofre excursão de pista após pouso de emergência

0
271

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) precisou fazer um pouso forçado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, após colidir contra uma capivara ao decolar e ter o trem de pouso danificado. O incidente, ocorrido na noite do último sábado (24), não deixou feridos.

Segundo informações da FAB , a aeronave C-97, matrícula 2002 decolou da Base Aérea de Santa Cruz às 18:40, e acabou colidindo com uma capivara durante a sua decolagem. A entidade afirmou que o trem de pouso esquerdo da aeronave sofreu avarias com a colisão.

A aeronave efetuou o procedimento de orbita para gastar combustível e diminuir o seu peso para poder prosseguir em segurança para o pouso (aeronaves possuem peso mínimo de pouso, que é inferior ao peso de decolagem), o C-97 prosseguiu para o aeroporto do Galeão, localizado no Rio de Janeiro e efetuou o pouso em segurança. A aeronave pousou às 21:21, de acordo com a FAB. Houve um colapso do trem de pouso esquerdo durante o pouso, a aeronave acabou perdendo o eixo da pista e sofreu uma excursão lateral de pista parando sobre a grama. A Força Aérea Brasileira informou os tripulantes não tiveram qualquer ferimento e o trafego do aeroporto não foi prejudicado, tendo a pista sido vistoriada posteriormente e liberada.

A aeronave irá passar por um processo de avaliação estrutural afim de definir qual será seu destino, onde aparentemente sofreu poucos danos, porém, caberá á uma inspeção profunda de sua estrutura determinar se a mesma voltará as condições de voo.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Q9LVOe3UAzw[/embedyt]
Advertisements
Advertisements

Comments

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.