Um incidente grave ocorreu no último dia 12 de outubro com o protótipo nº 1 do Embraer KC-390, a aeronave de matrícula PT-ZNF, retornou antes do horário previsto de encerramento dos testes.

Segundo informações de um engenheiro da Embraer a aeronave de fato sofreu um incidente grave quase levando a mesma a colisão com o solo. Segundo ele houve um deslocamento de carga durante as manobras do voo de teste, fazendo com que houvesse uma alteração brusca no centro de gravidade da aeronave.

A Embraer disse em nota que o ocorrido com a aeronave não tem relação com o centro de gravidade e nem com o sistema fly-by-wire da aeronave, e que está investigando as causas do evento para que seja esclarecido.

Segundo o relato do engenheiro a aeronave realizava testes de stol, o stol é a separação do fluxo de ar do extradorso da asa, resultando em perda total de sustentação, uma aeronave em situação de stol não está voando mas sim caindo. Isto acontece porque o ar descola da asa (deixa de passar por cima do extradorso de forma a gerar uma depressão e forme um vector de sustentação).

A aeronave realizava testes de estol quando por uma falha desconhecida um dos equipamentos para aferição de dados dos testes teria se desprendido e deslocado para a parte traseira da aeronave, como a aeronave já se encontrava no pré-estol, o deslocamento fez com que a mesma girasse em seu próprio eixo enquanto perdia altitude. O engenheiro complementou que a tripulação conseguiu retomar o controle da aeronave a aproximadamente 1000ft (300mts) em relação ao solo

Abaixo, o comunicado oficial da Embraer:

“Um protótipo do avião de transporte multimissão KC-390 realizou na manhã de quinta-feira, 12 de outubro, ensaios em voo para situação de estol, que resultam em perda de altitude da aeronave, devido à diminuição da força de sustentação, como parte da campanha de testes para certificação.

Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião Peixoto (SP) onde a campanha de ensaios é realizada.

A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo.”

Ilustração da manobra que a aeronave teria efetuado segundo testemunhos
Advertisements
Advertisements

Comments

comments

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here