Países Árabes suspenderam relações com o Qatar, fique atento para não perder o seu voo

1
187

Os Emirados Árabes Unidos (EAU), Árabia Saudita, Iêmen, Egito, Bahrein e Líbia, membros da Liga Árabe suspenderam relações diplomáticas e fecharam suas fronteiras para o Qatar, além de ordenarem que suas companhias aéreas interrompam voos para o país no golfo. Essa decisão foi tomada hoje, afetando diretamente a aviação e economia da região.

 

O governo saudita acusa Qatar de colaborar com “grupos terroristas apoiados pelo Irã” na sua turbulenta região de Qatif e no Bahrein.

Segundo as agências de notícias, cidadãos do Qatar têm 14 dias para deixar o Egito, a Arábia Saudita, o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos, que anunciaram o fechamento das fronteiras nas próximas 24 horas.

Os Emirados Árabes deram prazo de 48 horas para que diplomatas do país deixem o Qatar. Abu Dhabi acusa Doha de dar suporte ao terrorismo, ao extremismo e dar voz a organizações sectárias.

Todos os pontos de entrada entre a Arábia Saudita e o Qatar foram fechados, segundo uma agência de notícias estatal da Arábia Saudita. Segundo o comunicado, a atitude foi tomada para “proteger a segurança nacional dos perigos do terrorismo e do extremismo”.

Após o anúncio do rompimento das relações diplomáticas, a Qatar Airways suspendeu todos os voos para a Arábia Saudita, segundo a France Presse.

No final do mês passado, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito já haviam bloqueado vários meios de comunicação do Qatar, incluindo a rede Al Jazeera, após comentários feitos pelo emir Sheikh Tamim Al Hamad Al Thani.

 

A companhia aérea nacional do Qatar de longe é a mais afetada. Até agora a mesma não soltou uma nota oficial, mas segundo reportes da BBC ela já suspendeu os voos para a Árabia Saudita. Além do bloqueio físico imposto nas fronteiras e aeroportos, a companhia deverá efetuar um grande desvio em diversas rotas, inclusive para o Brasil, devido aos espaços aéreos fechados para ela.

No caso dos voos para o Brasil, atrasos são esperados, já que a rota atual passa pela Árabia Saudita, e não sendo possível “contornar” o país devido aos seus vizinhos que também aderiram ao fechamento do espaço aéreo. Sendo assim a rota provável para o voo de e para São Paulo será pelo Mar Mediterrâneo, acrescentando um desvio estimado em 3 horas ou mais em relação a duração regular do voo.

Recomendamos que os clientes da Qatar Airways contatem imediatamente a companhia no Brasil através de seu site ou dos telefones 0800 777 2827, 0800 777 2829 para deficientes auditivos e (11) 2575-3000.

Para clientes Emirates que têm como destino final o Qatar, também é recomendado o contato com a companhia nos meios citados no seu site.

 

(Qatar opera para Guarulhos com o Boeing 777)

Advertisements
Advertisements

Comments

comments

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.