Boeing 777 da LATAM sofre pane elétrica e interdita Aeroporto Internacional de Confins, veja imagens

0
8388
(Autor da Imagem: Desconhecido)


Uma aeronave da LATAM, que cumpria o voo LA8084, de São Paulo/Guarulhos para Londres/Heathrow, teve que realizar um pouso de emergência após sofrer uma pane elétrica em pleno voo.

O Boeing 777-32W, matrícula PT-MUG, estava com 339 pessoas a bordo, e após sofrer uma pane elétrica teve que alternar para o aeroporto internacional de Confins, localizado na cidade de Belo Horizonte, MG. O pouso ocorreu por volta das 01h43LT da madrugada desta quinta feira (20/12/2018). A evacuação foi feita com sucesso e não existe relato de óbitos e/ou feridos.

A tripulação chegou a acionar o RAT (RAM Air Turbine) que é uma pequena “turbina” que fica localizada na parte debaixo da aeronave próxima ao trem de pouso, o RAT é um gerador de energia elétrica eólico, e pode ser acionado em case de pane elétrica ou hidráulica. O RAT gera energia da corrente de ar com base na velocidade da aeronave e é conectado a um gerador elétrico e/ou a uma bomba hidráulica.

Nessa foto registrada após o pouso de emergência é possível ver o RAT (Autor da Imagem: Desconhecido)

A tripulação declarou aos controladores que devido a pane elétrica não seria possível efetuar o alijamento do combustível e a aeronave iria pousar acima do MLW (Peso Máximo de Pouso), também foi solicitado por parte da tripulação vetores para o aeroporto e confirmação da altitude que estavam mantendo no momento da comunicação, também foi solicitado a interdição da pista e a presença do corpo de bombeiros para auxiliar após o pouso de emergência.

Suposta foto mostrando lista de panes apresentadas no EICAS do Boeing 777 da LATAM (Autor da Imagem: Desconhecido)
Suposta foto mostrando lista de panes apresentadas no EICAS do Boeing 777 da LATAM (Autor da Imagem: Desconhecido)
Suposta foto mostrando lista de panes apresentadas no EICAS do Boeing 777 da LATAM (Autor da Imagem: Desconhecido))

Após o pouso foi confirmado pelos bombeiros que havia um princípio de incêndio no trem de pouso central devido ao sobreaquecimento do conjunto durante a parada da aeronave, o corpo de bombeiros e os tripulantes também discutiram se havia a necessidade de se efetuar uma evacuação na aeronave ou se era possível aguardar a escada para o desembarque de todos a bordo da aeronave.

Abaixo é possível acompanhar a fonia parcial (comunicação entre pilotos e controladores) do voo LA8084.

Nota da LATAM:

A LATAM Airlines Brasil em parceria com FAB (Força Aérea Brasileira) está enviando uma aeronave Hércules com dois macacos hidráulicos e oito pneus. Ao todo são 6 toneladas de equipamentos para retirar a aeronave da pista do aeroporto de Confins. A empresa reitera que não está medindo esforços para mitigar os impactos aos passageiros que têm voos de e para o aeroporto mineiro.
O esforço conjunto entre a FAB (Força Aérea Brasileira) e a LATAM Airlines Brasil visa a volta da operação regular do aeroporto.
Contexto
A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária.
Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada.
A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.
A LATAM reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes.”

 

Um ATR da companhia aérea Azul foi fretado para deslocar os pneus novos do B777 que ainda se encontrava na pista do aeroporto internacional de Confins.

(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)

Por volta das 17h50 desta quinta-feira (20), um Hercules C-130 pertencente a FAB (Força Aérea Brasileira), pousou no Aeroporto de Confins, a aeronave estava trazendo com dois macacos hidráulicos e oito pneus, para se ter uma ideia cada pneu pesa aproximadamente 250kg. O equipamento hidráulico, que pesa seis toneladas será utilizado para remover o  Boeing 777 da pista que ainda continua interditada até este momento. De acordo com a Latam, uma parceria foi fechada com a FAB para o envio dos materiais.

Às 18h, a previsão de liberação da pista estava estimada para às 22h.

Às 21h, a concessionária BH Airport informou que um total de 143 voos foram cancelados, além de atrasos em 47 pousos e em 40 decolagens. Em média, 30 mil pessoas passam diariamente por Confins.

(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)
(Autor da Imagem: Desconhecido)

ATUALIZADO: Segue um relatório de erros apresentados durante o voo do LA8084, o documento PDF possui 10 páginas e apresenta uma vasta lista de panes, para acessar o documento clique no link abaixo.

AHM_ PTMUG – Recent Fault Items

Advertisements
Advertisements

Comments

comments