Imagem do caça Gripen F-39 a bordo do navio. via Brigadeiro Baptista Jr @CBaptistaJr / Twitter

21 de setembro, essa é uma das datas mais importantes para a FAB (Força Aérea Brasileira), pois o seu primeiro caça Gripen F-39 deverá chegar a bordo do navio Elke.

Para quem não se lembra o projeto chamado FX-2 foi um programa de reequipamento e modernização da frota de aeronaves militares supersônicas da FAB Força Aérea Brasileira, que também exigia transferência completa de tecnologia e direito de produção sob licença da aeronave no Brasil e de exportação para o mercado sul-americano.

Imagem do caça Gripen F-39 nas cores da FAB via SAAB

O projeto FX-2 foi criado em 2006 em cima do projeto inicial chamado FX, e no dia 18 de dezembro de 2013 após longas discussões e atrasos no projeto foi anunciado que o Governo Brasileiro optou pela aquisição do Saab JAS 39 Gripen NG em um pacote de 36 aviões, oferecido inicialmente por US$ 6 bilhões e que poderia chegar a um preço final em torno de US$ 5 bilhões.

A aeronave deverá efetuar testes em solo antes de prosseguir voo para o aeroporto de Gavião Peixoto.

Imagem do caça Gripen F-39 nas cores da FAB via SAAB

É possível acompanhar a rota do navio pelo site Marine Traffic, um “Flight Radar” de navios que permite ver com precisão a localização da embarcação, rota e velocidade.

 

Leave a Reply